sábado, 21 de agosto de 2010

Pena de morte

Mapa de países com pena de morte. Legenda:


Azul - Abolida para todos os crimes;

Verde - Legalizada para crimes cometidos apenas em circunstâncias excepcionais (p.ex.: crimes cometidos em tempo de guerra);

Laranja - Abolida na prática, mas legal.

Vermelho - Pena de morte legalizada.
 
     Há alguns dias, vi um filme muito interessante que discutia o tema. Muitos devem conhecê-lo, eu mesmo tenho recordações de tê-lo visto algum dia, mas só dessa vez parei para prestar atenção. O nome do filme no Brasil é "Os últimos passos de um homem" e lá nos EUA é "Dead man walking". Conta a história de uma freira que tenta livrar um condenado da pena de morte. Não obtendo sucesso em salvar seu corpo, a irmão se esforça em salvar a honra e a alma de Matthew Poncelet.
     Se não bastassem as indagações religiosas colocadas sobre a mesa (afinal, onde fica o "Não matarás"?), temos um conflito ético profundo. Desde que a vida foi declarada um bem absoluto e universal, a pena de morte é tratada como um violação dos Direitos Humanos por muitos países democráticos (no mapa, percebemos que praticamente toda a Europa a aboliu e também países como o Canadá e a Austrália). Mesmo assim, metade da população mundial vive sob o medo de ser morta pelo próprio Estado.
     Mais recentemente, as discussões voltaram à mídia por conta da condenação de uma iraniana por crime de adultério. Enfim, é de minha opinião que não podemos continuar vivendo no "olho por olho, dente por dente". Apesar de eu não ser lá o melhor amigo e Jesus, acho bacana a crítica que ele fez a esse sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário